terça-feira, agosto 09, 2005

fora do mercado - 3

quero que cada pessoa, qualquer que seja a sua profissão, possa escolher quantas horas pode trabalhar durante uma semana,
que possa trocar tempo por dinheiro ou dinheiro por tempo,
da mesma forma que pode trocar dinheiro por outros bens
que não tenha trabalhar ou zero ou oito horas diárias, mas um número aí no meio.

quero que haja espaço para cada um por os seus "talentos a render", que seja ouvido, que lhe seja dado oportunidade de ser criativo no que faz.
que sinta que não é apenas um objecto a quem é dada uma tarefa automática.
quero que haja flexibilidade para toda a gente experimentar diferentes coisas, sem aquele receio de vir a ficar desempregado

quero que cada pessoa tenha tempo para ter hobbies para além de andar nas compras ao fim de semana com toda a família, ou enfiar-se numa qualquer sala onde o entretêm.

quero que as pessoas tenham tempo para desenvolver uma vida própria, com qualidade, e que não cheguem ao fim da vida sem perceberem para que é que isto serviu.

17 Comments:

Blogger ana vicente said...

É isso!
vamos lutar por isso? eu quero! mas como começamos?

agosto 09, 2005  
Blogger ana said...

ihih, cá está a tua foto!

vamos lutar por isso mesmo, não sei como começamos!

daquilo que sei muitas destas propostas não são subscrevidas pela maioria dos sindicatos portugueses.

e eu entendo pq, tem medo das consequências nefastas que pode ter.

mas na noruega algumas destas propostas já funcionam... tenho que ir lá espiar para ver como é que eles conseguiram!

agosto 09, 2005  
Blogger ana said...

olá sandera sorridente!
vou ver se te arranjo esses meses em bom estado!

agosto 09, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Eu tenho é saudades de ouvir frases do tipo daquelas que ouvia às pessoas mais velhas que acreditavam na revolução: "Ai isto vai dar uma grande volta, vai! Ai vai, vai!" Agora já ninguém diz frases destas. Há séculos que não sonho com a revolução.

agosto 09, 2005  
Blogger salomé said...

Oh, Ana! É mesmo isso! deixa-me fazer parte dessa luta!!!

agosto 10, 2005  
Blogger Zé Gato said...

Ok, a que horas começa essa grande revolução em que vamos tornar o mundo e a vida melhor?

Posso entrar? Quinta não me dá jeito, mas sexta alinho.

agosto 10, 2005  
Blogger Zé Gato said...

"we´ll be too busy saving the world"

agosto 10, 2005  
Blogger ana said...

"Ai isto vai dar uma grande volta, vai! Ai vai, vai!"

já ninguém diz isto pq tem medo do que aí vem. é impressão minha ou ninguém acredita que isto vai melhorar?

por um lado nunca nenhuma geração teve tanto conforto como a nossa,por outro lado nenhuma teve tão pouca esperança

como quando as nosssas tias velhotas nos dão coisas de ouro e nos não temos coragem de reclamar que aquilo não tem nada a ver com o que queremos, simplesmente pq ouro é valioso

mas gostei de sentir que há muita gente com vontade.
salomé: toda a gente é bem vinda! ainda por cima alguem com um nome tão forte! :-)

pedro! let's get busy!

agosto 10, 2005  
Blogger salomé said...

nome forte? porque é que achas?

agosto 10, 2005  
Blogger ana said...

pq sim, por toda a história atras do nome, por ser um nome com 3 silabas, por ter um s, por acabar em é... sonoridade e história.

agosto 11, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Excelente post liberal.

(é isto que faz falta ao movimento liberal: mais sonhos e menos ciência política)

agosto 11, 2005  
Blogger ana said...

oh meu deus, luis pedro!

que elogio tão difícil de receber

(ok, aceito, sou liberal em algumas coisas, mas, mas, mas ....)

agosto 11, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Come, join us at the dark side...
Estou a gozar, nós somos os bons.


(a Noruega é o 3º maior exportador de petróleo, btw. Herdar dinheiro é fácil)

agosto 11, 2005  
Blogger ana said...

ok, já digeri o teu elogio.

sou liberal nisto, sim, da troca de dinheiro por horas. acho que é uma das facetas do liberalismo económico que ninguém se quer lembrar que existe.

mas de resto, continuo a achar que o estado é muito necessário, para legislar... mas sobre isto tu já sabes.

em relação à noruega... sim, toda a verdade. mais, é fácil ser bonito com o dinheiro do petróleo vendido a outros. por isso acho que a noruega devia assumir a sua responsabilidade sobre as poluições alheias... mas isto de afectação de responsabilidades dará outro post, lá para setembro!

agosto 11, 2005  
Blogger T. M. said...

eu percebo o teu post mas discordo de alguns verbos essenciais. porque a questao essencial esta em "como" tu poderias ter uma sociedade onde o que tu descrewves fosse real. por exemplo, se houver subsidios de desemprego sem contrapartida, havera inevitavelmenete mts preguicosos.

este post nao e', desuclpa que te diga (luispedro includido), "liberal". e', qunado muito, um post de "libertacao", de tu a dares azo a coisas/sonhos que gostarias de ver implementado.

eu tb "gostaria" (em vez de "quero") que as pessoas tivessem mais liberadade de escol;ha quanto a horaios. Mas imagina que geres uma empresa e contratas pessoal e um quer tabalhar 50 horas, outro 30, outro 17, outro 12, ... nao ia dar. as coisas tem q ser "clusterizadas". Full-time, part-time, pouco mais.

as ferias tb sao u problema semelhante, pq a ausenica de trabalho provoca alguma confusao. se todos resolvessem perdir 2 meses sem salario era uma grande confusao. mas eu tb "gostaria" que houvesse por parte das pessoas maior "abertura" de espirito para ter uma vida equilibrada e menos competitiva. nao quero e' impor isso a ninguem, nem quero que seja o Estado a legislar ainda mais.

qdo tu dizes q queres q todos possam por os seus talentos a render... pois, mas 'a custa de quem? se eu quiser ser pianista, bailarino, cientista maluco, astronaute, seja la o q for, os OUTROS vao ter q pagar por isso, so para eu ter os meus sonhos realizados?

e' preciso ter cuidado na fronteira do "gostaria" e do "quero".

qts aos hobbies, as pessoas so vaio para o Colombo pq querem. se nao tem vida propria e' porque nao querem, a miaor parte das vezes.

o probelma de portugal chama-se INVEJA.

e isso leva a que cada um olhe para o vizinho do lado, para o seu carro, casa, ferias, e ache sem[pre q ele e' mais feliz pq tem um carro maior.

e nao e' o Estado q vai mudar isso.

e mesmo q fosse, nao DEVIA.

isso sim, e' ser um pouco mais liberal...

agosto 13, 2005  
Blogger T. M. said...

PS: ainda dizia nao sei quem que os comments nos meus blogs eram so "meninas"! ;)

agosto 13, 2005  
Blogger ana said...

t.m.
concordo que as coisas tenham que ser clusterizadas. a situação q descrevo seria ideal, mas aceito negociações ;-)

mas em pt, daquilo que conheço, não tens esquema "part-time" para empregos acima de uma determinada formação.

e concordo com o que dizes relativamente ao problema da inveja em portugal, e talvez se esses regimes mais livres existissem seriam poucos os que seriam capazes de reduzir as suas necessidades materiais.

mas mesmo para esses poucos valeria a pena.
a questão que discuto não é que o estado devia entrevir nos hobbies, mas que gostava que existisse uma maior oferta de tipos de trabalho, em vez de ser a dicotomia: full-time-job or no-job-at-all que é o que encontro para mim, em que as pessoas podessem desenvolver os seus hobbies (e claro que isto seria à custa do seu pp dinheiro, e não do dos contribuintes)

agosto 16, 2005  

Enviar um comentário

<< Home