terça-feira, julho 19, 2005

FAQ - 2

Não seria "bom" se cada pessoa soubesse identificar os seus "satisfactores sinergéticos"? ou pelo menos soubesse evitar os "satisfactores-destruidores", "pseudo-satisfactores" e "satisfactores inibidores"?

"According to Max Neef (1995) goods and services can be classified in terms of their potential as satisfiers. Satisfiers represent different forms of being, having, doing and interacting, which contribute to the ‘actualisation’ of these deprivations or potentials
Max Neef distinguishes 5 different kinds of satisfiers:

  • destroyers or violators, which fail to satisfy the need towards which they are directed;
  • pseudo-satisfiers, that generate a false sense of need satisfaction;
  • inhibiting satisfiers, which satisfy one need to which they are directed but tend to inhibit the satisfaction of other needs;
  • singular satisfiers which manage to satisfy a single category of need without affecting satisfaction elsewhere;
  • synergistic satisfiers which manage simultaneously to satisfy several different kinds of needs."

3 Comments:

Blogger ana vicente said...

Esse é o caminho do auto-conhecimento.
Saberes o que queres, o que precisas, o que desejas. E depois saberes mesmo. E depois agires de acordo com isso.
A grande questão é que o único conhecimento é o que se aplica, ou seja haver uma simultaneidade entre querer, precisar e fazer. Essa é a parte mais difícil. Sabemos que fumar faz mal, mas achamos que precisamos e até podemos dizer que não queremos. Mas a verdade é que queremos e, portanto, saberemos mesmo que nos faz mal? Acreditamos realmente nisso?
O exemplo foi o fumar e até podemos falar de produtos de consumo, mas a verdade é que esses "satisfactores" são bem visíveis na nossa vida transversalmente. Mas principalmente na emocional. Parece-me... Precisamos do que precisamos ou precisamos do que precisamos? Ter-me-ei feito entender? Ui.

julho 19, 2005  
Blogger ana said...

eu acho que te fizeste entender :)
o que estás a perguntar é se mesmo sabendo quais os nossos satisfactores (sim, conhecendo-nos bem), se apostamos neles ou não.
isto é, se nos boicotamos ou não...

relacionado com este assunto o murcon hoje postou uma coisa que vou copiar pr' aqui(será ilegal?)

"A expressão "neurose de fracasso" (Laforgue, 1939) designa o comportamento, presente em todas as neuroses, mas especialmente notável nalguns indivíduos, que os leva a privar-se da satisfação obtida pelos seus esforços ou a conduzir o seu destino para a repetição de "infelicidades" ou "azares". Freud descreveu um desses comportamentos típicos utilizando a expressão "aqueles que fracassam no sucesso".(Ey, Bernard e Brisset)."

julho 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

What a great site Botox migraines Moving companies dot numbers six laptops http://www.digital-photo-printing-5.info/digital_t_shurt_printing.html gay xxx directory At26t 1717 answering machine instructions enlargement breast

fevereiro 14, 2007  

Enviar um comentário

<< Home