quinta-feira, novembro 10, 2005

extra time

a redução do horário laboral aparece muitas vezes como uma "solução" maravilha e sinergética: se as pessoas aceitassem trabalhar e ganhar um bocadinho menos, abrir-se-iam mais empregos, o consumo per capita diminuiria, e a qualidade de vida aumentaria.
será que a nossa sociedade (nomeadamente esta cultura tuga) estaria mesmo preparada para uma redução do tempo de trabalho? quais seriam as consequências? haveria um crescimento da indústria do entretenimento? haveria avanços metafísicos? consumir-se-ia mais álcool? aumentariam os conflitos inter-pessoais? produzir-se-ia mais arte-como-hobbie?

1 Comments:

Blogger Isabela Figueiredo said...

Não, a ideia não é essa, não tem a ver com dispores de mais tempo para te divertires, mas para a tua vida pessoal; para educares os filhos, por exemplo, ou até para te dedicares a uma segunda actividade, sim, nesse caso, artísitica, por exemplo. Nos países do norte da Europa é muito vulgar o trabalho em part-time. Eu não me importaria de trabalhar menos e ganhar igualmente menos, para poder ter mais tempo para as minhas coisas, por exemplo.

novembro 17, 2005  

Enviar um comentário

<< Home