quinta-feira, novembro 10, 2005

offsetting behaviour

"A Rebound Effect (also called a Takeback Effect or Offsetting Behavior) refers to increased consumption that results from actions that increase efficiency and reduce consumer costs (Musters, 1995; Alexander, 1997; Herring, 1998). For example, a home insulation program that reduces heat losses by 50% does not usually result in a full 50% reduction in energy consumption, because residents of insulated homes find that they can afford to keep their homes warmer. As a result, they reinvest a portion of potential energy savings on comfort. The difference between the 50% potential energy savings and the actual savings is the Rebound Effect."

sim, isto é uma metáfora! quando me apercebo de uma pequena conquista sobre mim mesma, trato de "me compensar" ou de "celebrá-la" o que leva ao tal "offset".

e não, isto não é sobre dietas.

e não, não tou a fazer disto um drama, até me divirto quando me apanho em falso.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Comentário económico: Já se disse que se podiam substituir os economistas por papagaios (ou gravadores, que são menos românticos, mas não apanham gripes nem aprendem a dizer palavrões) que dissessem repetidamente Oferta e Procura, Oferta e Procura, Oferta e Procura....

Claro que reduzir o custo de um produto aumenta o seu consumo. Não é preciso inventar um nome pomposo para isto, muito menos três (vende é menos livros).

Que é como quem diz: posso isolar a minha casa porque tenho frio e não porque quero poupar alguns cêntimos por dia.

Comentário Psicológico: Não há vitórias sobre si próprio (essas são sempre ilusórias), só é possível é desempoeirar-nos (limpar os olhos). A diferença entre as duas é às vezes difícil de perceber, mas real.

novembro 10, 2005  
Blogger ana said...

comentário ambiental: o conceito tem a ver com o facto de às vezes não bastarem políticas de eficiência e serem tb precisas políticas de redução "extensiva" da escala da economia.

comentário psicológico: desempoeirar é bom. mas disciplinar tb, não?

novembro 10, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Comentário econo-ambiental cínico: Isto é, significa a descoberta pelos ambientalistas de princípios básicos de economia.

Comentário econo-ambiental: Significa também somente que a eficiência de uma política de eficiência deve ser descontada pela elasticidade do produto eficientado.

Define extensiva.

Porquê redução? Porque não aumento? Além do não sujar há a opção do limpar.

Como exemplo extremo, proibir a queima de combustível fóssil para produção de electricidade em Portugal. Seria preciso aumentar (e muito) a produção económica para podermos manter o nosso nível de vida. Aliás, seriam preciso anos de crescimento económico para recuperarmos o nosso actual nível de vida.

Comentário Psicológico: Disciplinar é desempoeirar. Alinha os desejos de alto nível com as tuas vontades imediatas. No entanto, só pode funcionar se de facto fôr isto e não um empoeirar com uma pseudo-vontade (de nível médio) de disciplina.

novembro 10, 2005  
Blogger ana said...

Comentário econo-ambiental cínico: és capaz de ter razão, mas o que interessa é que descubram e ponham a "seu" favor.

Comentário econo-ambiental: Exactamente.
extensivo como o oposto de intensivo.

redução da escala extensiva: diminuir a intercepção entre os recursos que a economia usa, e os recursos que a natureza produz, de forma a repor a sustentabilidade na utilização do capital natural.

estou a falar de escala da economia em termos de recursos utilizados, não em termos de valor acrescentado. estou a falar do cliché "desmaterialização da economia"

DISCIPLINAR É DESEMPOEIRAR. OK. FIQUEI-ME!

novembro 10, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Eu quando estou empoeirado (ou digamos, mais empoeirado do que é costume) fico mais desagregado.

Quando há menos poeira, faço mais o que sinto que quero mesmo fazer.

novembro 10, 2005  

Enviar um comentário

<< Home