quinta-feira, novembro 10, 2005

hidráulica

será que o medo e a preguiça são vasos comunicantes?

21 Comments:

Blogger ana vicente said...

Acho que a preguiça é um afluente.

novembro 10, 2005  
Blogger BM said...

Creio que é mais o medo e a ignoância.

novembro 10, 2005  
Blogger ana said...

olha, pensei que a filósofa não percebesse de hidráulica!

bom, bm, e a preguiça e a ignorância?

novembro 10, 2005  
Blogger ana vicente said...

tenho de perceber de tudo para as metáforas...

novembro 10, 2005  
Blogger ana vicente said...

A ignorância é a fonte de tudo isso. Seguindo a metáfora, é portanto a nascente.
Entenda-se, tratando-se da filósofa a falar, de ignorância de si mesmo.

novembro 10, 2005  
Blogger ana said...

fogo! chiça! eu sp pensei que a metáfora fosse mais arma dos poetas que dos filósofos!

mas tá bem, claro que sim, faz sentido.

ignorância de si mesmo como nascente... preguiça como afluente e medo como rio. isto já se tornou hidrologia, não hidráulica.

mas não há feedbacks do medo pra preguiça pra ignorância?

novembro 10, 2005  
Blogger BM said...

"bom, bm, e a preguiça e a ignorância?"

Costumo associar mais a preguiça à baixa auto-estima, e à tentativa de a ignorar.

novembro 10, 2005  
Blogger ana vicente said...

sou uma filósofa fraca: não uso conceitos, uso imagens.
sou uma poeta fraca: ponho a análise à frente da intuição.

novembro 10, 2005  
Blogger BM said...

"sou uma filósofa fraca: não uso conceitos, uso imagens.
sou uma poeta fraca: ponho a análise à frente da intuição."

Ou seja, de acordo com um professor meu que dizia que o mal de Portugal era só ter poetas e poucos filósofos, enquanto o alemão era o contrário (a nós faltava-nos o rigor alemão, a eles o nosso sentimento), tu não dás nem para uma coisa nem para a outra. ;)

novembro 10, 2005  
Blogger ana said...

ana vicente: pfffff! como se! é só pra nos pores a dizer: não és nada, és fantástica!

para além disso gosto mais de imagens que de conceitos, são mais INTUITIVOS!

então e os feedbacks entre as coisas, há ou não?

bm: gostei muito da relação q estabeleceste entre a preguiça e a falta de auto-estima.

novembro 10, 2005  
Blogger ana vicente said...

bm, dou para as duas. Um pezinho em cada lado. Agora só tenho de me cruzar com um alemão e pronto.

ana, não estava a dizer para isso, pelo contrário. gosto dessa ambivalência. não quero ser filósofa nem poeta, gosto de ocupar espaço.

feedbacks entre as coisas como? não percebi.

novembro 10, 2005  
Anonymous Anónimo said...

o medo leva à acção de defesa, a preguiça não tem noção da ameaça, não sei se se comunicam, mas juntos são perigosos, como a ignorância em conjunto com o que qer que seja...

novembro 10, 2005  
Blogger BM said...

A ignorância não é perigosa em conjunto com o desejo e vontade de aprender.

novembro 10, 2005  
Anonymous Anónimo said...

P.S. A.V.: voto a favor de te cruzares c um alemão, pela minha parte acho-os bem fixes!:o)

novembro 10, 2005  
Blogger ana vicente said...

acho que há muita coisa que não fazemos que atribuímos à preguiça, mas que se deve exclusivamente a termos medo. A preguiça é só uma desculpa.
Não acredito na preguiça em si. É um sintoma de qualquer coisa.

P.S. pois, mas eu e os alemães... xiça!

novembro 10, 2005  
Blogger ana said...

óh ana vicente, o teu querido wittgenstein não é alemão mas é austríeco, que, daquilo que me apercebi, é uma versão mais calminha e tímida dos alemães...

se os austríecos em geral forem tão bons como o teu witt e os meus egon e gustav... desce mais pra sul que ficas mais feliz.

ana vicente,era isto: "mas não há feedbacks do medo pra preguiça pra ignorância?"

gostei muito da tua conclusão:
"acho que há muita coisa que não fazemos que atribuímos à preguiça, mas que se deve exclusivamente a termos medo. A preguiça é só uma desculpa.
Não acredito na preguiça em si. É um sintoma de qualquer coisa."

a preguiça é então um sintoma de medo ou de falta de auto-estima, como diz o bruno.

hum...

doris: "o medo leva à acção de defesa" ui, e se doi quando leva a isso!

novembro 10, 2005  
Anonymous Anónimo said...

bm, isso não é ignorância cerdadeira, na minha acepção da palavra, é só falta de informação. Para mim ignorância implica também falta de formação.

novembro 10, 2005  
Anonymous Anónimo said...

p.s. pois é Ana... mas tb pode ser um alívio! ~(não, não sou masok, ok?)

novembro 10, 2005  
Blogger BM said...

@doris: nesse caso, o que entendes por formação? Também é preciso aprender para corrigir isso, consciente ou inconscientemente.

novembro 10, 2005  
Anonymous Anónimo said...

formação é querer saber mais, querer ser melhor. Não é a informação que te dá isso e aprender tb é formar, não só informar, em particular as crianças, mais moldáveis, não achas?

novembro 11, 2005  
Blogger BM said...

Acho que formação é, no fundo, o uso que tu dás à informação. É preciso aprender ambas na minha opinião.
Anyway, Doris, acho que no essencial estamos de acordo.

novembro 11, 2005  

Enviar um comentário

<< Home