sexta-feira, abril 21, 2006

tédio de morte

todo o tédio é de morte

9 Comments:

Blogger anarresti said...

Tirando o ennuy que é chique, charmoso, que dá um toque de classe às classes altas. ;-D. E o spleen que é trágico mas inspirador, que só sente se tiver sensibilidade de poeta, ou alma de artista e um dorido distanciamento existencialista em relação ao que nos rodeia. :-P [atenção: comentário altamente provocatório e que o seu autor não leva a sério]

abril 21, 2006  
Blogger jmnk said...

"Ah, o teu tédio é uma estátua de uma mulher que há de vir,
O perfume que os crisântemos teriam, se o tivessem..."

F. Pessoa

abril 21, 2006  
Blogger ana said...

oh meu deus! detesto a estética tédio, ou, como costumo chamar-lhe (adoro auto-citar-me) a "estétiquenjoo".

mas reconheço que há quem goste. e o pior é que há quem confunda ser cool com ser enjoado.

o meu pai disse-me que "o tédio é falta de criatividade" e a falta de criatividade é para mim um corta tesão.

abril 21, 2006  
Blogger anarresti said...

Eu procurei a ironia para não entrar a matar. Porque não tenho paciência nenhuma para o discurso do tédio. Se há quem não tenha paciência para queixas sobre a depressão - o que compreendo em certa medida, eu não tenho lá muito paciência para o discurso do tédio. É que na depressão acontece que, independentemente dos esforços que a pessoa faça há simplesmente certos químicos que não são segregados da mesma forma. Eu, quando um amigo me vem com o discurso do tédio sou um bocado duro. Embora acolhedor, sou um bocado duro. Porque se não houver nada, como na depressão, que condicione a pessoa, então que se mude a atitude. E eu falei daqueles dois termos porque se trata de duas atitudes que abraçam o tédio. Como um privilégio. No primeiro caso é um privilégio dos ricos. Os pobres não se aborrecem de morte, por já terem experimentado de tudo e sentirem "que não há nada para fazer", que "não podem ser surpreendidos". Os probres, os miseráveis são surpreendidos todos os dias, vivem em sobressalto, porque cada dia é uma aventura: "como é que eu vou arranjar dinheiro para comer", "agora o meu filho adoeceu, como é que eu vou pagar?". Aqui não entra o tédio. Quanto ao spleen até é algo de amdirável. O artista que o sente sofre com a mediocridade que o rodeia, com o facto de "nada se passar à sua volta". Até eu já usei a palavra, confesso. O que me chateia terrivelmente no discurso do tédio é que, sendo ele uma estado de espírito, ou algo dentro dessa área, um atitude, um conjunto de emoções, não haver nada de tão terrível queimpeça a pessoa que o sente de lutar contra ele. De mudar. E eu já estive numa depressão da qual quase não saía. E depois disso tive muitas outras, menores. Por isso o tédio é um privilégio. Se for vivido dessa forma, pode ter piada, como uma coisa de classe. E é um fenómeno ridículo e pronto. Se se fizer dele algo de mastodôntico, um monstro terrível que suga a humanidade, a criatividade a essência, a alma humanas, aí eu fico mesmo incomodado, irrito-me. E numa discussão, acho normal cada um encarar as coisas de forma diferente. Até porque cada um sente as coisas com intensidade diferente. Mas, repito, quando é um amigo que me vem com essa conversa normalmente sou duro.

abril 21, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu não ía entrar nesta discussão do tédio pelas razões que o Nuno apontou e, por elas, ficar igualmente irritada. No entanto, depois da sua honestidade e coragem, não posso deixar de lhe dizer que ele revelou carácter e o cumprimentar, deixando-lhe estas palavras de apreço.
Continua forte.

abril 21, 2006  
Blogger Eduardo da Fonseca Joaquim said...

Todo o tédio me faz sentir inútil e, daí, com menos vida. E acho que por vezes não enfrentamos a nossa responsabilidade de lutar para eliminar o nosso próprio tédio: "se eu não eliminar o meu tédio, quem o eliminará?"

abril 22, 2006  
Blogger kyler said...

o tédio não existe. o que existe é a ilusão

abril 30, 2006  
Blogger ana said...

ilusão de quê kyler? pq não existe?

maio 05, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Britney spears toon sex cisco pix monitor internet Freebsd spam blocker Cpu shim Slavery sex comics

fevereiro 06, 2007  

Enviar um comentário

<< Home