quinta-feira, julho 28, 2005

parabéns ao mundo

... aqui está uma notícia daquelas que gosto, daquelas que não retira a vontade de fazer qq coisa...

"O Exército Republicano Irlandês (IRA) deu hoje ordens aos seus membros para que abandonem a luta armada a partir das 04h00 (mesma hora em Lisboa), anunciou a organização em comunicado.A declaração do IRA insta os seus seguidores a prosseguirem por meios legais e políticos o objectivo da reunificação da Irlanda e o fim da autoridade britânica sobre a Irlanda do Norte" (publico)

3 Comments:

Blogger Luis Duverge said...

Sem dúvida uma boa notícia ... o inimigo está a mudar ... agora o valor da vida humana é que acho que continua a baixar.
Para nós aqui em Portugal e face à nossa dimensão continuamos a ser visto como uma província de Espanha, com tudo o que isso tem de bom e de mau.
Bom fim de semana.

julho 29, 2005  
Blogger ana vicente said...

"com tudo o que isso tem de bom e de mau"?
Não estou a ver. Se fôssemos uma província de Espanha, neste momento faríamos parte de uma das nações mais progressistas do mundo.

Mas compreendo o que queres dizer. No entanto, a verdade é que os terroristas conhecem os seus alvos e não me parece que nos tomem como província de Espanha.

Além disso, esse discurso do "pobrezinho pequenino" que nos traz vantagens é o mesmo que nos impediu de participar na 2ªGuerra Mundial. E isso é indesculpável. Aqui não nos envolvemos, deixem-nos em paz, somos pequeninos. Não interessa que haja para aí um sujeito a atentar contra a liberdade e a matar gente, desde que não nos envolva.

Não dá. Há que assumir uma posição sempre. Não podemos ficar sempre de fora. Espero que entendam que não estou a defender que eles nos ataquem, mas é preciso mudar o discurso. Foi o discurso de poder que mudou o país aqui do lado. E deveria ser também o nosso. Por que havemos de orgulhar-nos de algo que nos protege simplesmente porque nos protege?

Em relação ao IRA, obviamente que é uma boa notícia. De facto, perante os últimos acontecimentos, permanecer do lado do terrorismo seria anti tudo o que eles possam defender.

julho 29, 2005  
Blogger ana said...

em relação a portugal: concordo com a ana vicente

acho que esse pobrezinho e pequenino tem a ver com aquela humildade-baixa-autoestima de que falamos lá em cima.

já leram o livro do josé gil "portugal,hoje: o medo de existir"?
(http://www.livrarialeitura.pt/home.ud121?oid=555518&from_zone=Top+Leitura)

eu li, gostei e recomendo

julho 29, 2005  

Enviar um comentário

<< Home