segunda-feira, abril 24, 2006

disponibilidade versus personalidade

quem canta esta letra, quem a sente, quem se disponibiliza a dar isto, tem um ego forte ou um ego fraco?

"If you want a lover
I’ll do anything you ask me to
And if you want another kind of love
I’ll wear a mask for you
If you want a partner
Take my hand
Or if you want to strike me down in anger
Here I stand
I’m your man
If you want a boxer
I will step into the ring for you
And if you want a doctor
I’ll examine every inch of you
If you want a driver
Climb inside
Or if you want to take me for a ride
You know you can
I’m your man"
Leonard Cohen, I'm your man

11 Comments:

Blogger Unknown said...

o amor nao tem barreiras nem fronteiras....

abril 27, 2006  
Blogger Eduardo da Fonseca Joaquim said...

Eu pergunto-me é o que é que a mulher tinha para lhe dar a volta ao miolo desta maneira.

abril 27, 2006  
Anonymous Anónimo said...

a música só pode ser de quem está muito apaixonado, agora para se saber se tem um ego fraco ou forte é preciso muito mais do que a letra da música... mas uma pessoa que haja sempre assim desvirtualiza a música, faz com que deixe de ser especial e verdadeira para se tornar numa obcessão. Terão as pessoas obcecadas um ego mais fraco? Tenderia a dizer que sim.

Porque fazes a pergunta Ana?

abril 27, 2006  
Anonymous Anónimo said...

depende se a canta seguro ou se canta em desespero...

abril 27, 2006  
Blogger peixinho da horta said...

Chama-se paixão...

abril 28, 2006  
Blogger miguel said...

é das mais lindas de sempre

abril 29, 2006  
Blogger anarresti said...

Uau. Tem a mania das perguntas difíceis. That's a tough one. Eu não sei a quem é que a música é dirigida. se a uma mulher imaginada, idealizada. Se a alguém que ele insiste em querer e ele já tentou ter de todas as formas possíveis sem conseguir. Se a uma pessoa com quem está a iniciar uma relação. Se a uma mocinha que tem uma relação com outra pessoa. Se a uma mulher que tem uma relação com ele que está em crise e ele, depois de cair em si percebe que gosta dela e escreve e canta isto como um manifesto. Não sei. Se é uma declaração de intenções... se é uma forma de dizer, I'm your man! Entre todos os tipos que podes escolher, eu sou o gajo indicado, em todas as situações por que podemos passar eu estou à altura... se é isso... é uma forma muito charmosa de o dizer. E surpreendente porque é muito masculina. E é óptimo haver tipos que sabem dizer ou sou o macho alfa. Ou melhor, que são mais primitivos. Nem se comparam com os outros. Concentram-se de tal forma da relação, na fêmea diante deles que é como se não existisse mais nada. Nesta letra o Cohen eclipsa tudo. Muito masculinamente. Sim, talvez até haja aqui a mensagem "eu não tenho problemas com o meu ego", "não sou um desses tipos inseguros de que estás farta". Mas acima de tudo a construção da letra pega em símbolos, todos eles muito fortes, e subverte-os, muito corajosamente. É como se o tipo dissesse "Eu sou tão homem que...". como se dissesse que não se sente ameaçado, não põe em causa a masculinidade se tiver de passar por algumas coisas. Que ela e a relação que ele quer e ele quer que ela quer [e que sabe que ela devia querer] é superior a que os outros pensem sobre o que é ser home. Por isso não há referência a isso. I'm your man. É o que basta. Deixa de procurar, é o que ele parece dizer. Mas volto ao princípio: a quem se dirige ele?

abril 29, 2006  
Blogger anarresti said...

Escrevi sofregâmente. Há muitas gralhas. Vou só corrigir duas:
"Que ela e a relação que ele quer e ele quer que ela queira..."
e logo a seguir:
"ao que os outros pensem sobre o que é ser homem"

abril 29, 2006  
Blogger ana said...

velutha, muito obrigada pela tua interpretação. é assim que eu a canto, que quando ele prometeu isso era assim que se sentia. forte, forte para conseguir dar-lhe o que ela queria, como ela o queria.

quim, muitas vezes me pergunto isso quando olho para certos romances/musicas/paixões, mas isso sou eu a ser racional. a pessoas que simplesmente fazem "ring the bell", sem sabermos bem como ou porquê. química? semelhança de passados?

anónimo, ui, pergunta boa. sim, acho que a obcessão é sinal de ego fraco, mas não sei se esta música é obcessão ou dedicação e disponibilidade. pq faço a pergunta... é uma música de que gosto muito e até sei a música, por isso calha-me pensar sobre ela. e o tema (como se pode amar alguém) interessa-me, ah pois.

ana soares, pois. sim, mas ele canta na voz dele. não dá para perceber. acho que é seguro.

anónimo

abril 29, 2006  
Blogger kyler said...

defenitivamente personalidade. é o macho alfa

abril 30, 2006  
Blogger ana said...

zé gato pedro, eheeh, muito bom, grande estudioso.

gosto muito dessa diferenciação que fazes entre fragilidade estrutural e circunstancial...

maio 05, 2006  

Enviar um comentário

<< Home