segunda-feira, agosto 01, 2005

fútil, profundo e essencial

à custa de conversas "blóguitas" desenterrei perguntas antigas...

o que é fútil? o que é essencial?

existem profundidades fúteis?

quando falei do meu preconceito em relação a não me sentir atraída por pessoas fúteis fi-lo com um certo sentido de humor, porque me considero fútil qb para isso me causar auto-incomodo.
e talvez o que pudesse dizer, sendo honesta, é que encontrar pessoas com esse defeito me coloca perante aquelas partes incómodas do meu espelho

talvez seja uma fútil desassossegada, talvez viva entre as duas sensações opostas de que tenho todo o tempo do mundo e uma outra de que todo tempo é curto.

sou uma procrastinadora ansiosa

ansiosa por sabes escrever a tal "lista" de coisas que não me posso abster de fazer com a vida (bolas, seria tão "fácil" acreditar que essa lista é apenas uma lista pre-estabelecida de mandamentos ou de "arvore, livro, filho") e ansiosa por me ver a assumir a lista com todos os meus músculos e articulações

7 Comments:

Blogger ana said...

"I loose some sales and my boss won't be happy
But I can't stop listening to the sound
Of two soft voices mended in perfection
From the reels of this record that I found
Everyday there's a boy in the mirror
Asking me what are you doing here
Finding all my previous motives
Growing increasingly unclear

I’ve travelled far and I’ve burned all the bridges
I believed as soon as I hit land
All the other options held before me
Will wither in the light of my plan
So I loose some sales and my boss won't be happy
But there’s only one thing on my mind
Searching boxes underneath the counter
On a chance that on a tape I’d find
A song for
Someone who needs somewhere
To long for"
Homesick, Kings of convinience

agosto 01, 2005  
Blogger ana vicente said...

É fútil pintar os olhos?
Comprar roupa?
beber cerveja e comer caracóis?
ver futebol?
falar de miúdas?
falar de cremes? ou mesmo usá-los?
cuidar da imagem?
jogar no euromilhões?
ver o seinfeld?
rirmo-nos de uma comédia romântica?
gostar de ABBA, de madonna?

o que é ser fútil? esse sim é o problema! o que é que há em ti que consideras fútil?

Fútil para mim é não ver os outros. É preferir coisas a pessoas. É escolher conveniências em detrimento da verdade.

Ser superficial não tem nada de mal, desde que nos momentos certos sejamos capazes de ir mais longe, de não ter medo, de atravessar tudo sem risco de nos perdermos. Desde que tenhamos mais camadas lá dentro. E cada camada vale o que vale. E a da superfície também o seu valor... e quanto menos peso negativo lhe dermos, mais "bonita" vai ficar, mais autêntica, menos "fútil".

De novo te pergunto, o que há no teu fútil que não gostas? Não estarás a sobrevalorizá-lo? é que esse tipo de valores é sempre relativo a nós mesmos.

às vezes, girls just want to have fun. E não consigo ver nada de mau nisso.

agosto 01, 2005  
Blogger ana said...

a futilidade para mim está ligada à quantidade de tempo que nos ocupamos de um determinado assunto, e não de o assunto em si
a vida é mista, cheia de coisas por onde gastar energia. E a minha futilidade tem a ver com o gastar demasiada energia em determinadas coisas, de caracter mais consumista ou de caracter mais sentimental, deixando pouca energia para coisas que me seriam muito mais “úteis” para me fazerem mais feliz ou para me desenvolverem, abrirem os olhos, mostrarem mais sobre isto da vida
neste sentido a tal questão do “não me atraiem pessoas que me pareçam mais fúteis que eu” tem a ver com uma necessidade de aprender com os outros a ponderar a utilidade das coisas
acho que a minha noção de futilidade tem um bocado a ver com a tua noção do que é vão

PS beber cerveja e caracois de certeza que não é fútil!! :D

PS 2 fui ver ao dicionário: fútil = frivolo, vão, leviano.

agosto 01, 2005  
Blogger ana vicente said...

Leviandade... aí está uma palavra insuportável.

Tomei a "tua" futilidade por superficialidade.

agosto 01, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Para mim a futilidade esta ligada com a intencao ou nao de fazer as coisas. Com o facto de fazer uma coisa por uma determinada razao ou faze-la sem razao. Um especia de aleatoriedade. E' como uma obra de arte: para mim, e' tao mais pobre quanto mais ao acaso tiver sido feita. Desde que haja uma intencao, desde que se queira expressar algo (nao importa o que) a obra ja tem valor.

E a futilidade vem entao dessa passividade. De fazer as coisas sem pensar nisso. Sem pensar se se quer fazer ou nao. De pintar os olhos pq todos pintam. De ter um carro grande pq todos tem. Sem nunca pensar no que e' que realmente se quer ou no que realmente nos da' prazer.

Nao acho futil pintar os olhos pq e' bonito nem beber cerveja e comer caracois pq da' prazer. A intencao e' mesmo essa: agradarmo-nos. E' intencional. Uma pessoa TEM mesmo de se sentir bem com ela propria. Faz parte do equilibrio emocional.

Acho que o conceito se prende mesmo com a motivacao para fazer as coisas.

agosto 01, 2005  
Blogger ana said...

que engraçado Hugo! quando comecei a responder ao comentário da ana vicente comecei por abordar o tema da futilidade diferenciada pela intenção que se tem quando se faz o que se faz

depois parei essa ideia e quando voltei apeteceu-me escrever sobre a futilidade como o que nos faz ocupar mais tempo q o necessário

acho que as duas formas de olhar são, de alguma forma, complementares. uma intenção pode ser futil ou não futil, dependendo do tempo que ocupa, acho

agosto 01, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Ser-se fútil é passar num bairro degradado onde os miúdos andam descalços, com fome e sem ir à escola e preocuparmo-nos apenas e exclusivamente com o o nosso penteado que se desfaz com o vento, com a unha que se partiu ou com o salto do sapato que se enfiou na calçada, admitindo que tudo o resto que nos rodeia é "normal e faz parte". Esta a noção que tenho de futilidade.

agosto 01, 2005  

Enviar um comentário

<< Home