sexta-feira, outubro 14, 2005

mondrian ou uma consequência de estar mal disposta?

Hoje é assim que me sinto
O que não é esclarecer muito eu sei.
Há alturas em que não consigo dizer absolutamente nada de concreto (pois, lc, tu despertas em mim a maior das verborreias, os monólogos dialogados e nunca deves ter apanhado uma altura destas) e me apetece mostrar um papel qualquer com um desenho e dizer: é mais ou menos que vejo quando fecho os olhos.
O que quererá dizer este quadro branco com umas riscas pretas e um quadradinho amarelo jogado para um canto?
Não gostava nada de mondrian até passar a gostar muito. Sabe-me bem de vez em quando, nos meus intervalos, talvez sejam os meus intervalos assépticos, aqueles em que no meio de tanto excesso de figura e palavra, me apetece um silêncio “de qualidade” (ih! que pseudo!).
Alguns dos quadros dele simplificam-me mais a cabeça do que um vasto prado com vacas a pastar. Estão ali, e são simples, e são bonitos, e não têm presunções, parece-me.
Na verdade devia talvez estudar alguma história de arte para perceber, mas depois podia tirar-me aquela pica de eu poder fantasiar o que quer que fosse com os quadros que vejo (como quando não sabemos ao certo a letra de uma determinada música e a inventamos a nosso belo prazer).
Quando olho para os quadros do mondrian sinto que nunca me vou fartar deles. O que é de facto uma sensação um bocado asséptica, mas há alturas em que é isso que me apetece.

11 Comments:

Blogger ana said...

tou mal disposta e não consigo dizer nada de concreto. mas nem sempre que não consigo dizer nada de concreto fico mal disposta, a menos que queira muito, o que nem sempre quero. ihih

neste momento a mal disposição dá-me a nítida sensação de que não gosto de estar aqui a trabalhar sem feedbacks

eu às vezes sou é mesmo preguiçosa e penso que não vou gastar tempo com as "coisas", que vou deixá-las marinar até que as ideias concretas e claras encontrem o seu caminho até mim.

e se tiver farta de me sentir assim, ponho mas é um rockzito de bater o pé debaixo da mesa.

bom, quando eu te invado com a minha veborreia ficas autorizada a não conseguir dizer nada de concreto! ;-) mas o teu esforço é sp apreciado!

outubro 14, 2005  
Blogger ana vicente said...

parece-me uma boa escolha para quando se está mal-disposto e não se consegue dizer nada de concreto. É recto e não aumenta os nós na cabeça.

em vez de um reflexo, parece-me que, aqui, o mondrian funciona como um desejo. De linhas rectas, de simplicidade, de arestas bem definidas.

acho que se chamam conceptuais, porque não há paralelo na natureza.

outubro 14, 2005  
Blogger ana said...

conselhos bons pra acabar com azia emocional! coisas conceptuais e praguejar. e um praguejamento conceptual?
como seria? :D

outubro 14, 2005  
Blogger ana vicente said...

azia emocional é que é um bom conceito.
A acidez passa com algo doce, parece-me, mas sem gordura... hum, fruta talvez, mas sem serem citrinos.

outubro 14, 2005  
Blogger ana said...

eh pá! a azia acabou de passar com uma notícia óptima! vale a pena fazer birra com a vida, de vez em quando!

iuuuupiiiiiii!

outubro 14, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Eu ia sugerir que comprasses o casaco de cabedal verde para ficares mais bem disposta mas sendo assim...

:-)


sandera

outubro 14, 2005  
Blogger ana said...

eh pá... olha... às tantas a boa notícia não chega! :D

outubro 14, 2005  
Blogger ana said...

pois. tens razão jp. tenho umas procuras pra fazer.
boas buscas pra ti.

outubro 14, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Ou seja, se bem percebi: o Mondrian tinha insónias! E se não as cura, pelo menos acompanha-as, as reais e as da alma.
Era aqui que vocês queriam chegar?

outubro 17, 2005  
Blogger ana said...

viriato! nunca confiei em ti em termos de pintura! esse teu comment deixa-me azozoada... em 13 anos continuas a cabeça dura pra pintura! gosh!
doris, se o mondrian tinha insónias...bom, não sei. mas ajuda acurar as minhas, aquelas que eu não tenho (corpo) e as da alma

outubro 18, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work » »

fevereiro 14, 2007  

Enviar um comentário

<< Home