quinta-feira, março 30, 2006

sapa, do verbo sapar

"o hedonismo tem como efeito inelutável a perda da civitas, o egocentrismo e a indiferença pelo bem comum, a ausência de confiança no futuro, o declínio da legitimidade das instituições. Valorizando exclusivamente a busca da auto-realização, a era do consumismo mina o civismo, sapa a coragem e a vontade, deixa de proporcionar qualquer valor superior ou razão de esperança.
O capitalismo americano perdeu a sua legitimidade tradicional assente na santificação protestante do trabalho, e revela-se incapaz de fornecer um sistema de motivação e de justificação como o que toda a sociedade deve ter e sem o qual a vitalidade de uma nação se desfaz."


Gille Lipovetsky, A era do vazio

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Como será o hedonismo para os chineses? Uma vez que serão eles a tomar conta do mundo nos próximos anos é bom que conheçamos as suas fontes de prazer... Meditaçao, artes marciais, taiChi/kung? Qual será o sistema de motivação e justificação que vai emergir do mundo oriental?
E o hedonimo? Será próprio dos deuses mais rebeldes?

março 30, 2006  
Blogger Eduardo da Fonseca Joaquim said...

Eh pá, olha que os gringos ainda têm o dinheiro como motivação: "show me the money"!

março 30, 2006  
Blogger ana said...

uau! boa pergunta!

o problema é que acho que eles é que estão a absorver as nossas fontes de prazer, ou pelo menos as mais superficiais das nossas fontes de prazer.

eu não acho que o hedonismo seja mal "de per si", apenas que por vezes escolhemos as fontes mais fáceis, e que algumas destas não são necessariamente as melhores

o que é o hedonimo? não percebi?

março 30, 2006  
Anonymous Anónimo said...

ah?! deves tar parva!

Bem, pra mim, o hedonismo é quando eu faço amor sem que dê tempo de me lavar....

março 30, 2006  
Blogger ana said...

tu queres levar? escreveste hedonimo sem s e eu pensei que era outro conceito!

mas que grande definição! ;-b

março 30, 2006  
Anonymous Anónimo said...

achas que eles estão a absorver as nossas fontes de prazer? Quando é que foi a última vez que viste um grupo de adolescentes chineses residentes em Portugal no Bairro ou numa discoteca?

Do pouco que sei de história fiquei c a sensação que todos os impérios caem pela dissolução dos valores e da estrutura de moral/filosófica/política que os originou. Dir-se-ia que se 'em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão', da mesma maneira 'casa onde não falta o pão cada um tira o seu sem necessidade de interacção'! :o)

Que é como quem diz: como o hedonismo é superficial, é difícil de levar a mal, até se tornar geral. ;o)

março 30, 2006  
Blogger ana said...

luisa, eu não acho que todo o hedonismo seja superficial. buscarmos prazer para nós mesmos é uma forma de nos amarmos.

por outro lado, acho que os chineses andam a mudar o seu cestinho de consumo. posso estar enganada, mas tb começam a gostar de ter o seu leitor de mp3, da sua playstation, etc. absorver fontes de prazer não equivale a misturarem-se connosco.

se calhar tens razão, uma certa necessidade de cooperação é o garante da tal civitas. se conseguimos tudo sozinhos para quê dar-mos o nosso tempo precioso ao inferno que os outros são?

março 30, 2006  
Anonymous Anónimo said...

O hedonismo moderno procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas. Porquê considerá-lo superficial?
Queres um conceito novo Ana?
Anedonia.

março 30, 2006  
Blogger ana said...

boa! não conhecia.

se calhar a superficialidade que encontramos num certo tipo de hedonismo está mais ligado com uma certa anedonia, que pode levar a uma dificuldade em escolher fontes de prazer

março 30, 2006  
Anonymous Anónimo said...

bom ponto: se as minorias não se misturam com as maiorias necessariamente não poderão concluir nada sobre os hábitos umas das outras.

fui ver anedonia e caramba!, ausência de capacidade de sentir prazer soa aterrador! aproveitei e fui ver hedonismo também e sim, é superficial, porque pressupõe o prazer como fim único da vida, através do prazer individual e imediato - para mim isso é superficial.

Tenho-me fartado de aprender com este blog: boa! e isso dá-me um prazer individual e imediato de que não quero abdicar ;o)

Vá, agora quero mais palavras fresquinhas!

março 31, 2006  
Anonymous Anónimo said...

P.S. O hedonismo moderno com essa definição mais colectiva para mim já não seria superficial, claro!

P.P.S. BOM FIM-DE-SEMANAAAA!!!!!

março 31, 2006  
Blogger escorpiaotinhoso said...

As vossas filosofias são muito interessantes, mas se repararem que estamos a caminhar para um mundo insustentável, é óbvio que muita coisa terá de mudar radicalmente nas próximas décadas.

E na China os problemas também são muitos, a começar pelo rápido envelhacimento e redução da população, que se estájá a começar a sentir...

março 31, 2006  

Enviar um comentário

<< Home