segunda-feira, setembro 19, 2005

mário

este foi aquele que me pintou um quadro cheio de flores altas e eu a sorrir no meio.

foi também quem me ofereceu num aniversário uma caixa com todas as fotos do meu passado que andavam espalhadas nas gavetas da casa dos meus pais

foi quem me mandou palavras e fotos dos 5 cantos do mundo enquanto andava no mar

é aquele que me chama anita bonita quando estou triste

e foi aquele que me explicou há muito tempo atrás que perdoar é voltar a gostar

5 Comments:

Blogger T. M. said...

que post intimista tao bonito. sorte a tua e a do mario.

setembro 19, 2005  
Blogger ana vicente said...

Intimista e bonito, concordo muito. E sorte a nossa também...

setembro 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

voltar a gostar? como perdoar se se deixou de gostar?

perdoar é deixar de estar em conflito com gostar de quem nos fez mal, parece-me. É k qdo se deixa de gostar não se perdoa nem se deixa de perdoar, é indiferente.

Mario sunshine u r my sunshine?... Já não pensava no super Mario ai ha uns 10 anos!

setembro 20, 2005  
Blogger T. M. said...

doris: acho que interpretaste excessivamente o que a Ana quis dizes. Quando ela diz "voltar a gostar", isso para mim nao implica que tenhas "deixado de gostar da outra pessoa". Podes gostar "ligeiramente menos" ou podes gostar da mesma maneira, mas sem conseguir efectivar esse sentimento.

Eu escolheria a segunda interpretacao. Acho que o perdao sincero so' acontece entre 2 pessoas que tem entre si uma relacao com significado, e que sofreu uma interrupcao. Perdoar e' voltar a comunicar, e' levantar a cancela e entrar no comboio de maos dadas.

E', sobretudo, mais que "voltar a gostar" num sentido meramente "quantitativo", partilhar o sentimento de que ha' coisas mais fortes que prevalecem sobre as inumeras interrupcoes que todos vivemos every now and then com esta ou aquela pessoa.

Eu ja' perdoei algumas pessoas. Tambem ja' perdoei algumas que depois me desiludiram. E muitas nunca cheguei a perdoar. A vida tambem e' feita de escolhas, e mal daquele que nao consegue separar o trigo do joio. Com raras (em geral "custosas") excepcoes, quando se perdoa, da-se um passo maior para uma relacao mais sincera e mais aberta.

Espero que isto nao tenha parecido demasiado "'a la Paulo Coelho". Bolas, bolas. Um gajo poe-se a falar destas coisas e a thin red line para a banalidade e discurso pseudo-esoterico de salvacao-nacional e quase-auto-ajuda e' muito pequena. Espero nao ter passado as marcas.

setembro 20, 2005  
Blogger ana said...

t.m., cê não passou das marcas!

obrigada por teres respondido à doris por mim. é exactamente isso!
eu já perdoei a algumas e felizmente já fui perdoadas por muitas.

já senti que muitas me devolveram um espaço que por vezes não fiz por merecer.

e houve alturas em que deixei de estar lá para alguém por estar magoada, mas que depois, felizmente, que bom, que voltei a perdoar.

sinceramente, acho que é a coisa mais bonita que podemos fazer, isso de perdoar, de fazer com que o que sentimos resista mais um pouco.

(e mm que por vezes tenha sentido "desiludida" com a pessoa que perdoei, fiquei honestamente orgulhosa de ter conseguido perdoar)

setembro 20, 2005  

Enviar um comentário

<< Home