segunda-feira, dezembro 19, 2005

noves fora - 2

ou se é parte da solução ou se é parte do problema, porque o problema é a omissão

11 Comments:

Blogger jmnk said...

...acreditas mesmo?

dezembro 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Ler a isto a uma segunda feira de manhã é muito mau para perceber... "Explica como se eu fosse muito burro."

dezembro 19, 2005  
Blogger ana said...

jmnk, o meu problema é a omissão, simplificando muito bem simplificadinho. o meu pecado é a preguiça, etc etc.

claro que há outros, mas dos outros até gosto.

dezembro 19, 2005  
Blogger jmnk said...

tb gosto dos pecados merecidos... ehehe,

omissões tb fazem falta; não pode ser tudo às claras. já o outro dizia que era tão bom ter um livro para ler e não fazer...dolce fare niente

dezembro 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Eu li num livro que o grande mal da humanidade é a preguiça. Eu vou um pouco mais longe, e digo que além da preguiça, é tb o medo. Não estou a dizer que não deviamos ter medo, mas sim que não deviamos deixar ser dominados por ele. Qual dos dois o pior? Digam vocês.

dezembro 19, 2005  
Blogger ana vicente said...

A parte da omissão não percebi muito bem, mas sinto que ando há uma vida a tentar separar o problema da solução.

vou sempre à procura da solução no próprio problema.

dezembro 19, 2005  
Blogger anarresti said...

Bem... quando não se sabe ajudar é melhor estar quieto. Por vezes o voluntarismo é um outro problema a juntar aos problemas que já existem. Mas sim, a omissão tembém é má. Claro. Não estou a fazer jogos semânticos, nem a tentar fugir à questão. Estarmos desatento, a fingir que não é connosco, que não estamos envolvidos é fazer parte do problema, claro.

dezembro 19, 2005  
Blogger jctp said...

Todos os maniqueísmos são perigosos. Este não é excepção. Aquilo que não se faz muitas vezes é tão ou mais importante do que aquilo que se faz. E não somos máquinas de perfeição binária. Antes pelo contrário. E porque é que ser parte do problema há-de ser um mal? Muitas vezes é de dentro do problema que vem a solução. E nem sequer tem que haver só uma solução. E aquela que é apresentada como a solução até pode vir a tornar-se pior do que o problema. Acontece muitas vezes. E a democracia talvez não seja mais do que o conflito de soluções. O que já é um problema só por si. Talvez a maior omissão seja ignorar o problema na ilusão de que se tem a solução.
:)

dezembro 19, 2005  
Blogger jctp said...

"vou sempre à procura da solução no próprio problema." (Ana Vicente)

Então mas uma wittgensteiniana já devia saber que os problemas não se resolvem, dissolvem-se.
:)

dezembro 19, 2005  
Blogger ana vicente said...

Ai, credo, até me assustei com essa do "wittgensteiniana". Já me chamaram muitas coisas, mas isso é a primeira.

Deus me livre e guarde dessa desfaçatez. Chegar ao pé dos meus paizinhos e dizer: "mãe, pai, sou wittgensteiniana". Coitadinhos...

dezembro 19, 2005  
Blogger ana said...

meus queridos, quem não se omite são vocês, e que bom que é!

jmnk, não acho que os silêncios sejam omissões, por vezes são a coisa mais activa que podemos fazer.

dr coração, preguiça e medo para mim estão bem pertinho.

jctp concordo com isso dos maniqueismos serem perigosos. mas isto chama-se "noves fora", ou seja é apenas uma simplificação, não é a história toda.


velutha, concordo. mas não podemos omitir da nossa capacidade de discernimento.

ana vicente, compreendo perfeitamente isso de andar a tentar separar o problema da solução. subscrevo. e agora? ai!

dezembro 20, 2005  

Enviar um comentário

<< Home