quinta-feira, março 09, 2006

para amar é preciso conhecer para além da epiderme

como era o amor antes de Freud?

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

menos sexuado e nem tudo nele vinha duma fase mal ultrapassada da infância - anal, oral ou outro al kkr (seria o Freud anti-islâmico para imputar tto mal do mundo aos ufixo al, igual ao artigo al em árabe? será que devíamos mandar fotos e t-shirts do Freud pro médio oriente pra eles poderem ter o k queimar, agora que as bandeiras da Di-na-marca acabaram?)

março 09, 2006  
Blogger ana said...

luisa, será que antes do freud havia menos curiosidade em saber como tinha sido a infância do outro? e tentar entender certas atitudes com base nisso?

março 09, 2006  
Blogger anarresti said...

:-D Há várias formas de conhecer. E há até pessoas que sao bastante inteligentes, com uma percepçao bastante elevada das coisas a nível intelectual. Mas que nao conseguem simplesmente ligar-se a nível emocional. Colocam uma barreira intransponível aí. E a relaçao vai sempre ter problemas se nao se derem a conhecer. Essas pessoas têm dificuldades crónicas em perceber quando o parceiro se sente angustiado. E a outras pessoas, mais burras, basta-lhes um olhar de relance e perguntam logo, "o que tens, estás triste?". Acima de tudo penso que é preciso estar disponível. A maior parte das vezes as pessoas estao nas relaçoes numa atitude defensiva. Assim é difícil conhecerem-se. é preciso estar-se disponível para que as coisas aconteçam. Como no título do filme.

março 09, 2006  
Blogger ana vicente said...

era com certeza menos analítico. e, por isso, mais pobre. e, por isso, mais básico. e se calhar, também por isso, era "mais bom". mas provavelmente, menos frequente, menos sustentado, menos forte. e, por isso, era menos amor tal como o concebemos hoje. e como eu gosto do amor como o concebo hoje, viva o freud, viva!

março 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

ana: antes do Freud havia era menos gente a usar terminologia das teorias do Freud para comer outra gente!
Se querem que vos diga, acho k o próprio disse o que disse e fez o que fez, essencialmente, para comer gajas, o resto é conversa! ;o)

março 09, 2006  
Blogger kyler said...

e como era o amor antes da igreja católica e outras?

março 09, 2006  
Blogger ana said...

boa pergunta kyler!

talvez menos controlado pelos outros. não havia instituição, não havia controle. talvez. que te parece?

março 09, 2006  
Blogger jctp said...

E como era o amor antes do amor?

março 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

graças a deus que existem pessoas como essa luisa para os psicanalistas terem clientes para o resto da vida... sera recalcamento ou somente ignorancia... qualquer pessoa que queira falar da vertente iniciada com freud é bom que se informe e que fique a saber que freud tendo sido o primeiro os materiais são muito crus e incompletos... muito veio depois, ou pensam que so as engenharias e as matematicas é que tem fundamento provado... sera recalcamento ou problemas hormonais... aqui fica a pergunta para ver se atinges o insight... beijos freudianos..

março 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Alem disso freud era homossexual e desde muito novo impotente...

março 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

epá, perdi-me com tanta reticência, já não me lembro do que acabei de ler, catano!

mas qto à última frase, se o Freudinho era panilas então não era pra comer gaijas que fazia o que fazia, era pra comer gaijos, tá bom de ver - pequena diferença.
sendo impotente ainda mais: isso é como a malta que é virgem ou tem voto de celibato, qto menos se pode e conhece mais se quer, he, he!:p

março 09, 2006  
Blogger jctp said...

E como era o sexo antes do sexo?

março 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

As reticencias servem para te facilitar a leitura... falas muito mas não convences... mas para que continuar... continuem a opinar mentes vazias...

março 09, 2006  
Blogger jctp said...

E como era o vazio antes do vazio?

março 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu queria mesmo era comer meninos e meninas, por isso é que deixei a neurologia que nem dava dinheiro nem prestigio para me dedicar a uma ciencia que so me trouxe foi problemas... eu sempre quis passar horas a ouvir uma histerica a delirar e eu ali a pensar quando é que lhe ia tirar as cuecas... fui desmascarado...

março 09, 2006  
Blogger ana said...

freud, mas tu achas que alteraste a nossa noção de amor por teres alterado o nosso conhecimento sobre a mente humana?

luisa, mas tu achas que o freud alterou a nossa noção de amor por ter alterado o nosso conhecimento sobre a mente humana?

jctp, amor, sexo e vazio... (lembro-me agora do mentiras e vídeo). como eram antes deles? hum...
achas que sempre foram constantes essas 3 grandezas?
que devo interpretar das tuas perguntas?

março 10, 2006  
Anonymous Anónimo said...

ana: acho que o Amor é o que sempre foi, antes e depois de Freud, muda dentro de nós consoante nos conhecemos a nós próprios, p uns Freud ajuda p outros não, chacun a son gôut!

freud: isso anda mal camarada! sugiro que vás ler um outro post da ana e comentários respectivos sobre descarregar aleatoriamente em cima dos outros as frustrações, amarguras e complexos que nada têm a ver com eles e vás à procura de outras maneiras de libertar tensão, que não sejam em cima de mim, de prefª. Muito obrigadinhos!

Fosse Freud o que fosse, tenha ele tido a influência que for, sobre ele resta-me dizer: com certeza teria um grande sentido de humor para suportar a profissão que tinha e saberia, certamente, rir-se de si próprio sem temer o ridículo.

março 10, 2006  
Blogger ana said...

meus amores, vamos todos ter calminha aqui eihn? se começam a zangar-se uns com os outros eu deixo de ser a estrela, e isso não pode ser, já que este é o meu blog, criado para eu ser a estrela, ok?

prontos, tb não quero que sejam amigos se não deixam-me de fora, e depois deixo de ser a estrela, o que não pode ser.

mas ofensas mutuas meus bens? terminai com isso, pois então, que este é um blogprapáz!

março 10, 2006  

Enviar um comentário

<< Home