segunda-feira, setembro 05, 2005

tempo livre e férias

para que serve?

se o trabalho dignifica o homem, e o homem foi nascido para criar e não para trabalhar, para que serve o tempo livre?

tenho um pai workaholic e uma mãe que pouco se afasta disso, à sua maneira, o valor do ócio e do tempo livre sempre me foi dificil de entender.

gosto de praia e de sol, mas em demasia cansa-me, e sinto sempre a necessidade de estar a fazer algo, como ler um livro, ou conversar, ou ir dar um passeio, ou jogar volei

ontem experimentei não fazer absolutamente nada. ficar apenas parada.
sempre que faço isto surgem-me mil ideias de coisas que tenho que fazer a nível de trabalho ou outras, como uma ideia para um post, etc
é-me difícil o sossego

para que deviamos usar o tempo livre? será que alguém nos devia ter explicado isso, será que temos um dever de explicar aos mais novos que o tempo livre pode ser usado para muitas coisas mas que umas são "melhores" que outras? será que são? como e para quê?

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

tempo livre acho k não é tempo para fazer nada mas para se fazer o que puramente nos apetece ao invés do que devemos. Se o que nos apetece é o que devemos tanto melhor. Crises existenciais à volta da ausência de crises existências é que não vale mesmo a pena!:o)
E isso de ensinar aos mais novos... se é uma escolha livre o melhor é deixá-los escolher, não? (Sei lá, de putos não sei nada.)
P.S. Agora até nos blogs há spam?!?!? Bolas...

setembro 05, 2005  
Blogger jmnk said...

o tempo é sempre livre, nós é que nem sempre nos livramos do seu domínio.

PS: tb já apanhei com spams nos comentários... bolas mesmo!!!!

setembro 05, 2005  
Blogger ana vicente said...

Acho que, de facto, não fomos ensinados a gozar o tempo livre. Não é preciso ensinar no sentido didáctico. Basta saber gozá-lo com as nossas crianças. E isso não é fácil. A disponibilidade em estar com uma criança, seja a brincar seja a conversar seja a ler uma história, não é um dado adquirido. É algo que temos de reaprender. Saber gozar o tempo livre ensina-se, gozando-o em conjunto no caso das crianças.

O tempo livre é isso mesmo: é livre. Não tem constrangimentos aparentes. E ser livre é muito difícil. Não é, mais uma vez, um dado adquirido.

Temos sempre de estar a fazer alguma coisa de facto. Nem acho que seja possível nada fazer. Até a dormir sonhamos. Mas podemos não procurar encher o tempo e deixarmo-nos estar. Por coincidência, ontem estive cinco minutos a meio do dia de olhos fechados, luzes apagadas, paradita, e é como dizes, a cabeça não pára com ideias, com resoluções, com imagens. Nesse sentido, tempo livre é tempo útil - é como conduzir. Chegar a um estado em que simplesmente se está. Acho que é tão difícil suportar isso porque muitas vezes o que acontece quando estamos (nesse sentido) é que sentimos demais. E sentir demais é ainda mais complicado e difícil. Assim como pensar na vida.

A propósito disto tudo, vai ver o "Psico-detectives" (o título é enganador) e repara na cena do saco.

setembro 05, 2005  
Blogger jmnk said...

I also love Huckabees ... ;)

setembro 05, 2005  
Blogger ana said...

ana vicente! concordo com a tua criançó-terapia para re-aprender a gozar os tempos livres.

porque as crianças puxam bués pela nossa paciência, verdade, mas também puxam imenso pela nossa criatividade, e no fim, exaustos, estamos mais felizes porque nos lembrámos de uma qq coisa fantástica que os fez desistir de fazer mais um disparate qq

doris! não vale vires aqui gozares comigo por eu estar a falar dos meus sobrinhos.
sim, tu és a rainha do ócio! nunca vi ninguém ter tanta paz em não fazer nenhum... ainda me hás de explicar pq és assim!

jmnk, sim tens razão, o tempo é sempre livre, e o entretenimento serve para nos livrarmos dele. é impressão minha ou em vez de nos consciencializarmos dessa liberdade e tentarmos usá-la, a vendemos a desbarato?
é aquela famosa resposta de "então, foi bom o fds?" "ah, passsou-se"
passou-se??? tipo, o melhor que tens para fazer com o teu tempo é deixá-lo passar??? ai!

pedro! pois, mas assim cansa! ihih. e tou farta de pensar, quero resultados e resoluções!

setembro 06, 2005  
Anonymous Anónimo said...

As férias servem fundamentalmente para cismar, coisa para qual pouco tempo temos durante o ano.
Cismar faz bem. Questionamos tudo para acabar no mesmo sítio, o que nos dá imensa força para continuar.
Também recomendo o Yoga.

MF

setembro 06, 2005  

Enviar um comentário

<< Home