quinta-feira, fevereiro 09, 2006

reminiscências


"And I thank you for bringing me here
For showing me home
For singing these tears
Finally I’ve found that I belong
Feels like home
I should have known
From my first breath" (depeche, pois...)


será que é o facto de (ainda) não nos sentirmos em casa que nos faz explorar mundo?
será que os melhores dos pais e mães conseguem colmatar todoso os com espaços vazios por preencher? será que devem?
será que se fossemos todos mais auto-suficientes, a vida seria assim tão interessante?
será que é este o tempero principal: o equilíbrio entre termos para dar, sermos seguros disso, e o precisarmos de receber, e andarmos por aí feitos toupeiras?

boas escavadelas, bons encontros para vocês.

6 Comments:

Blogger ana vicente said...

"será que é este o tempero principal: o equilíbrio entre termos para dar, sermos seguros disso, e o precisarmos de receber, e andarmos por aí feitos toupeiras?"

às vezes colocas as perguntas de uma forma tão tua que é imperativo respondê-las. Tão imperativo que nem se consegue responder.

precisamos sim receber e sim, temos coisas para dar. mas o tempero não está no equilíbrio, parece-me, está na correspondência disso com a vontade. É sempre a vontade que desequilibra as coisas, "para o bem e para o mal". A vontade e o desejo.

como é isso de andar feito toupeira? é andar escondido? é não aceitar esse dar e receber? é uma metáfora às casas das toupeiras? não percebi muito bem...

fevereiro 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

para andar pelo mundo basta achar que é ele a nossa casa. dar e receber... faz-me lembrar António Variações, mas não sei bem porquê. Ele não tem uma música assim? Se tiver, concerteza falará disso melhor e mais humanamente do que eu poderia expressar.

fevereiro 09, 2006  
Blogger ana said...

ana vicente,
a forma tão minha deve ser a forma confusa, ehehe.
andar feito toupeira é andar a escavar à procura! não escondido, mas a fuçar... ;-b

o equilibrio está na vontade de dar e receber? (relembras-me a música dos ornatos "E eu fiquei com tanto para dar!")
sim, tens razão, a vontade, o viço são importantes.

qual é a diferença entre a vontade e o desejo?


Luisa, sim.... darrrrr e receber devia ser a nossa forma de viver.

e o que é preciso para acharmos que o mundo é a nossa casa?

fevereiro 09, 2006  
Blogger ana vicente said...

eu não disse equilíbrio. disse desequilíbrio. a vontade desequilibra. o desejo ainda desequilibra mais.

a diferença entre vontade e desejo só existe quando são antagónicos. é por isso que se diz "eu quero" para as duas coisas. depois é ver quem é que é mais forte.

para acharmos que o mundo é a nossa casa acho que é preciso ficarmos sozinhos. não num sentido estrutural do género sem laços, mas num sentido espácio-temporal qualquer que agora não sei definir, mas faz sentido.

sim, confusa mas acutilante.

fevereiro 09, 2006  
Blogger Eduardo da Fonseca Joaquim said...

Se fossemos todos auto-suficientes não tinhamos necessidade de criar blogues para receber comentários dos outros, e não andávamos a construir estas coisas engraçadas. Ou seja, seria muito pior!

fevereiro 09, 2006  
Anonymous Anónimo said...

para achares que o mundo é a tua casa basta achares que a tua casa é um sítio a descobrir e explorar e não apenas as 4 paredes onde respiramos fundo, ou seja, olhar para a casa como um mundo, sem querer fazer aqui uma pescadinha de rabo na boca!:o)

fevereiro 10, 2006  

Enviar um comentário

<< Home